Era só o que faltava...


Eles também cresceram. Ouvi dizer que a tuma da Mônica agora está adolescente. Era só o que faltava...

Ora, ora, um dos encantos dos quadrinhos é justamente imaginar que os personagens jamais envelhecerão. Lemos a história e pegamos carona na fantasia de que somos como eles: estaremos imunes ao tempo, as amizades permanecerão para sempre apesar das brigas e no fim vai dar tudo certo. Nada mais reconfortante.


Hoje há os que anseiam doentiamente por novidades. Há também os apegados afetivamente a coisas antigas que nada são além de sonhos incompletos. Em cada lembraça é possível notar o tudo que não foi. A arte de lembrar vai muito além de lembrar o que aconteceu. Sim, vai muito além. Envolte também ter saudade do que não vingou, do que morreu no nascedouro. Envolve voltar no tempo infinitas vezes para retocar, reformar, completar, ressuscitar e remoer quantas vezes forem necessárias.

Acho que o amadurecimento da turma da Mônica está mais para melancólico do que para qualquer outra coisa. É mais uma despedida em minha vida. Não sei se a idéia fará sucesso.

Quem escreve histórias tem que levar em consideração que nem sempre as notividades são uma necessidade. Vivemos em um mundo ávido por novidades. Só que mão é isso o o que nosso coraçao mais quer. Queremos o conforto do velhos sonhos, aperfeiçoados a cada noite, totalmente adaptado para nós. Queremos o conforto do sofá antigo, o conforto de saber como será a reação de tal personagem. Essas histórias na verdade são só parábolas da nossa própria vida. É lamentável imaginar que nossos personagens preferidos foram inseridos em nosso mundo de carne e osso, que envelhece, envilece, sofre e morre.

A turma da Mônica em momento algum manifestou a intenção de amadurecer. Eles estavam felizes, presos na capsula do tempo. Por que mexer nisso? Por que não termos personagens eternos, sempre jovens e que nos mostrem que são dignos da nossa admiração, que a vida nao acabou e que no fim, tudo dará certo?

Nenhum comentário:

Previous Post Next Post Back to Top